Projeto Arte de aMAR premia talentos das escolas públicas e impulsiona consciência ambiental no Rio

Projeto Arte de aMAR premia talentos das escolas públicas  e impulsiona consciência ambiental no Rio

Iniciativa mobilizou jovens para refletirem sobre a Amazônia Azul e o combate ao plástico nos oceanos

 

O projeto Arte de aMAR celebra os vencedores do Concurso Cultural de Artes Visuais da iniciativa, que premiou o melhor trabalho de cada categoria participante (Pré-Escola, 1º ao 9º ano e Classe Especial) a fim de reconhecer o talento e o engajamento dos estudantes da rede pública do Rio de Janeiro. Nesta etapa, os alunos foram convidados a criarem obras a partir de resíduos plásticos como tampinhas, lacres e embalagens.


Cada aluno vencedor recebe um tablet, assim como o professor orientador responsável pelo trabalho, e as três escolas com maior número de inscritos serão contempladas com projetores em reconhecimento ao engajamento das comunidades escolares. 


Além disso, o curador da iniciativa, Nicolau Mello, selecionará as 50 melhores obras entre todos os participantes. Essas produções integrarão o Livro de Artes do Arte de aMAR e a Exposição de Artes do projeto, seguida de uma Cerimônia de Premiação que encerra esta edição.


Em sintonia com as discussões globais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), que acontece neste mês de Novembro em Belém, no Pará, o projeto realizado pela Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro, mobilizou ao longo de todo o ano, estudantes de 27 escolas públicas do Rio de Janeiro, distribuídas em 13 bairros,  a discutirem a respeito da problemática do plástico no mar e a preservação da biodiversidade, por meio de oficinas presenciais, dinâmicas interativas e materiais audiovisuais.
Em 2025, a iniciativa impactou 8.341 crianças e jovens e realizou 158 workshops. O Arte de aMAR seguirá em 2026 com novas ações criativas e educativas voltadas à conscientização sobre o impacto do plástico nos oceanos. 

“Chegar até aqui, impactando milhares de crianças e jovens das escolas públicas do Rio, é uma conquista que nos enche de esperança. Saber que o Arte de aMAR seguirá em 2026 é a certeza de que continuaremos semeando consciência ambiental e fortalecendo o protagonismo das novas gerações na defesa dos oceanos”, afirmam os idealizadores Maria Marques e Felipe Mattos, reforçando o compromisso do projeto com um futuro sustentável para o planeta.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura, o Projeto Arte de aMAR é uma realização da Equipe F3 Esporte Cultura e do Instituto Gas Petro, com patrocínio da Concessionária VIARIO, da Estácio, do Instituto Yduqs, da BrazilShip, da MGAS Comercializadora e do Grupo GSH.

 

Lista completa dos vencedores: 
Pré-Escola – Arthur Gabriel Fernandes Francisco de Lima
 Professora: Mariana Castro
 Escola: EM Ayrton Senna da Silva


1º Ano – Bruno Alberto Rodrigues da Costa
 Professora: Claudia Odete Muniz Orioli Baptista
 Escola: EM Ayrton Senna da Silva


2º Ano – Arthur Silvestre
 Professora: Laís Braga Silva
 Escola: EM Ayrton Senna da Silva


3º Ano – Pedro Arthur de Souza Melo
 Professora: Paloma Monteiro Paiva da Silva
 Escola: EM Ayrton Senna da Silva


4º Ano – Joaquim Bezerra Swiech
 Professora: Monica Soares
 Escola: EM Alina de Britto


5º Ano – Felipe Monteiro Moraes
 Professora: Beatriz Matos
 Escola: GET CIEP Aracy de Almeida


6º Ano – Joana Christine Ortega da Silva
 Professora: Beatriz Alves
 Escola: EM Rosa da Fonseca


7º Ano – Kaio Barros de Oliveira
 Professor: Lúcio Panza
 Escola: GET Municipal José Maria Bello


8º Ano – Gabriel Marques Gomes
 Professora: Beatriz Alves
 Escola: EM Rosa da Fonseca


9º Ano – Valentina Berberick Bispo
 Professora: Beatriz Alves
 Escola: EM Rosa da Fonseca


Classe Especial – DMU4 – Eco Nemo
 Escola: Escola Especial Municipal Ação Cristã Vicente Moretti
Mais sobre a Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro:

A Equipe F3 Esporte Cultura e o Instituto Gas Petro atuam como agentes de transformação nos campos da educação, cultura, esportes e desenvolvimento social desde 2006. Cada projeto é adaptado às necessidades específicas de cada cliente, com o objetivo de gerar um impacto positivo e duradouro. Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às ações globais voltadas à promoção da atividade física, a Equipe F3 e o IGP buscam contribuir para um mundo mais sustentável e inclusivo, integrando os princípios de ESG em todas as suas operações.

Mais sobre Nicolau Mello - Curador do Concurso: 
Artista visual nascido e criado no Rio de Janeiro, com mais de 15 anos de experiência, é conhecido por sua contribuição ao muralismo, tendo realizado dezenas de murais em diversos pontos de intensa circulação da cidade.
Além de sua prática artística, Nicolau possui uma sólida experiência em Design Gráfico e trabalhou em importantes escritórios trabalhando em todo tipo de projeto, desde projetos culturais a campanhas de âmbito nacional. Atualmente, atende agências do Brasil, EUA e Europa, desenvolvendo soluções criativas que aliam arte e design gráfico.
Um dos principais marcos de sua trajetória é o projeto Rio Esporte Arte, que ele idealizou e co-produziu, promovendo o muralismo em comunidades ao longo da cidade. Sua vídeo aula de xilogravura, com quase 50 mil visualizações, evidencia seu impacto educacional e cultural. Reconhecido em publicações como o Guia 100 Criativos Cariocas e o Louis Vuitton City Guide Rio de Janeiro, Nicolau segue contribuindo para a cena cultural com seu trabalho.

Serviço: 
Resultado do Projeto Arte de aMar 
Local: Online 
Período do projeto: 30/06 até 26/11
Mais informações: www.artedeamar.org

Por Jornal da República em 19/11/2025
Aguarde..