Receita Federal doa mercadorias à Prefeitura do Rio de Janeiro e apresenta instalações da Alfândega do Porto de Itaguaí

Receita Federal doa mercadorias à Prefeitura do Rio de Janeiro e apresenta instalações da Alfândega do Porto de Itaguaí


 A Alfândega do Porto de Itaguaí realizou, hoje 3 de outubro, a doação de mercadorias avaliadas em quase R$ 6 milhões à Prefeitura do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do Programa Receita Cidadã, voltado à destinação de bens apreendidos para fins sociais, fortalecendo o compromisso da Receita Federal com a responsabilidade fiscal e a cidadania.
A cerimônia de entrega foi acompanhada por autoridades municipais e federais, que também participaram da visita institucional às instalações da Alfândega. Durante o encontro, foi apresentado o trabalho desenvolvido pela Receita Federal na unidade por meio do Programa de Cidadania Fiscal Conheça Nossa Aduana, que visa aproximar a sociedade das ações de controle aduaneiro, combate ao contrabando e descaminho, além da promoção de políticas públicas por meio de parcerias institucionais.
Entre os presentes estavam o delegado da Alfândega do Porto de Itaguaí, José Antônio da Veiga Calado, e o delegado-adjunto, Gustavo Marse da Silva Souza Nascentes, que conduziram a apresentação das atividades operacionais da unidade. Representando o município do Rio de Janeiro, participaram o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; o presidente da Rio Luz, Rafael Thompson; e o vereador carioca Wagner Tavares, acompanhados de suas respectivas equipes técnicas e assessores.
As mercadorias doadas, fruto de apreensões realizadas pela Receita Federal, incluem produtos diversos que agora poderão ser utilizados em  ações de interesse público desenvolvidos pela Prefeitura do Rio. A medida reforça a importância da destinação legal e solidária dos bens retidos pela administração aduaneira.
O evento também destacou o papel estratégico do Porto de Itaguaí como uma das principais portas de entrada e saída de mercadorias do país, além de enfatizar os esforços contínuos da Receita Federal no combate a ilícitos e na promoção de uma cultura de cidadania e transparência fiscal.

 

Por Jornal da República em 04/10/2025
Publicidade
Aguarde..