Secretaria de Estado de Agricultura avança nas ações para exportação de gado vivo pelo Porto do Açu

Representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante visita técnica ao Porto do Açu, em São João da Barra. (Divulgação Gov RJ)

Secretaria de Estado de Agricultura avança nas ações para exportação de gado vivo pelo Porto do Açu

A iniciativa vai fortalecer a pecuária fluminense e ampliar mercados internacionais

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou uma visita técnica ao Porto do Açu, em São João da Barra, com a participação de produtores rurais, representantes do Sindicato Rural, FAERJ, SENAR, além de técnicos da Pesagro-Rio e da Superintendência de Defesa Agropecuária. O encontro teve como objetivo conhecer a estrutura do porto e acompanhar de perto o projeto que será iniciado em escala experimental, a exportação de gado vivo pelo Terminal Multicargas.

A iniciativa marca um novo momento para o setor agropecuário do estado, abrindo oportunidades para o fortalecimento da pecuária fluminense e expansão dos mercados internacionais.

- Esse é um passo importante para o Rio de Janeiro. Estamos criando condições para que os nossos produtores tenham acesso a novos mercados e possam competir com igualdade com outros estados exportadores. O Porto do Açu tem potencial para se tornar um grande corredor de exportação do nosso agro - destacou o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.

A fase experimental servirá para ajustar protocolos, garantir o bem-estar animal e cumprir todas as exigências sanitárias necessárias para a operação. O projeto representa mais um avanço nas ações para tornar o Rio de Janeiro referência também na exportação pecuária.

- Estamos fortalecendo a parceria com o agro fluminense. A proposta é possibilitar que os produtores utilizem o Porto do Açu para o escoamento de suas produções. O porto possui uma estrutura moderna e preparada para movimentar diversos tipos de cargas. Nosso objetivo é mostrar como podemos ampliar a eficiência e a competitividade do setor, garantindo que os produtores tenham acesso a mercados internacionais, melhores preços e maior rentabilidade. Queremos trabalhar lado a lado com os produtores e com todo o setor agro, tendo o Porto do Açu como uma alternativa estratégica e promissora para o escoamento da produção - ressaltou o CEO do Porto Açu, Eugenio Figueiredo.

Por Jornal da República em 07/10/2025
Aguarde..