Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O histórico recente de assaltos na BR-040, especialmente no trecho da subida da Serra de Petrópolis, tem preocupado moradores da Região Serrana e Centro-Sul Fluminense, trabalhadores que se deslocam diariamente para a capital e usuários vindos de Minas Gerais e da Baixada Fluminense. Por isso, o deputado estadual Yuri Moura esteve em Brasília para uma reunião na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde tratou diretamente do tema com o diretor-geral da corporação, Antônio Fernando Souza Oliveira. No encontro, Yuri defendeu o reforço no patrulhamento e a integração entre forças de segurança e a concessionária da rodovia, a Elovias.
O parlamentar também apresentou um panorama das demandas recebidas pelo mandato e pediu a reavaliação da disposição das unidades operacionais, destacando que, hoje, a unidade da PRF se encontra já em Petrópolis, próximo ao Túnel, após a subida da serra: “A BR-040 é um corredor estratégico para milhares de trabalhadores que vivem no interior e atuam na capital e na Região Metropolitana. Não podemos naturalizar o aumento dos roubos. Viemos cobrar reforço no patrulhamento, integração entre as polícias e o cumprimento das obrigações da concessionária para garantir segurança e fluidez”, afirmou Yuri Moura.
O deputado também destacou o impacto direto da segurança viária sobre o turismo em Petrópolis, cidade reconhecida por sua ampla rede hoteleira, por seus atrativos culturais, museus, apresentações teatrais e por uma consolidada rede gastronômica. Segundo ele, a imagem de cidade segura é um dos principais diferenciais competitivos do município.
“O visitante escolhe o destino não apenas pela beleza e pela programação cultural, mas também pela sensação de segurança. Se ele se sentir inseguro no trajeto, pode optar por outras localidades. Isso impacta diretamente empresários, trabalhadores do trade turístico e toda a cadeia econômica que depende do fluxo de visitantes”, ressaltou.
O parlamentar também revisitou, na reunião, a mudança nos protocolos de abordagem da PRF e a criação de comissões de direitos humanos no âmbito da superintendência, medidas adotadas após episódios de grande repercussão envolvendo abordagens consideradas indevidas. Para ele, o fortalecimento da segurança pública deve caminhar ao lado do respeito aos direitos fundamentais.
“Nosso mandato preza pela segurança com responsabilidade, eficiência e respeito à vida. É possível fortalecer o combate ao crime sem vitimar inocentes. Tratamos desse tema com a seriedade que ele exige”, declarou.
Yuri Moura informou que dará continuidade ao diálogo com a superintendência da PRF no Rio de Janeiro, acompanhando de perto a implementação das medidas discutidas. O deputado reafirmou que o trabalho seguirá firme em defesa da melhoria da qualidade de vida dos moradores de Petrópolis, da Região Serrana e de todos os cidadãos do interior do estado que dependem diariamente da BR-040.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!