Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O AfroGames — programa do Grupo Cultural AfroReggae que promove formação em eSports e desenvolvimento de games dentro das favelas — concluiu uma capacitação inédita em Inteligência Artificial voltada à criação de jogos digitais. Realizada no Centro de Treinamento – CT do Morro do Timbau, no Complexo da Maré, a formação foi voltada à equipe técnica e instrutores do projeto.
Ao incorporar a Inteligência Artificial à sua trilha formativa, o AfroGames amplia as possibilidades de futuro para jovens negros e de áreas periféricas nas indústrias digitais. A formação técnica, aliada à valorização cultural e ao acesso às tendências mais avançadas do setor, reforça o compromisso do programa com a transformação social concreta.
Com apoio da IHS Towers, a capacitação foi ministrada por instrutores internacionais e ofereceu aulas práticas que abordaram desde a construção de narrativas e programação com uso de inteligência artificial até o desenvolvimento visual e sonoro, acessibilidade linguística e produção de conteúdo promocional. Todo o conteúdo foi aplicado com ferramentas amplamente utilizadas no mercado, como Cursos, ChatGPT, Replit, Viddo.Ai e Suno.
Segundo Luca Alves, Coordenador do AfroGames, a capacitação reforça o compromisso do projeto com inovação e protagonismo das comunidades: “Foi uma formação que conectou nossos educadores com as tecnologias mais atuais do setor. O mais potente é ver como eles reinterpretam essas ferramentas a partir de referências das próprias comunidades.”
Durante a formação, o AfroReggae recebeu representantes da IHS Towers que acompanharam de perto a vivência do projeto e sua metodologia inovadora. Estiveram presentes Rafael Podestá (Diretor Comercial da IHS Towers e da I-Systems), Gabriel Tartaglia (Diretor Associado de Marketing e Produtos) e Gabriela Sakae (Gerente de Sustentabilidade e Comunicação). Um dos momentos mais simbólicos da visita foi a participação na cerimônia de formatura dos alunos do AfroGames, que celebrou a conclusão do primeiro módulo de cursos com a certificação de 218 jovens.
Atualmente, o AfroGames mantém CTs com apoio da IHS Towers nas comunidades de Vigário Geral, Nova Holanda, Morro do Timbau (Complexo da Maré) e Salgueiro (São Gonçalo). O programa combina educação digital, formação cidadã e inserção no universo gamer como caminho para construção de novos futuros. Desde sua criação, o AfroGames já formou mais de mil adolescentes e jovens.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!