AfroGames realiza formação inédita em Inteligência Artificial para criação de games com apoio da IHS Towers

AfroGames realiza formação inédita em Inteligência Artificial para criação de games com apoio da IHS Towers

O AfroGames — programa do Grupo Cultural AfroReggae que promove formação em eSports e desenvolvimento de games dentro das favelas — concluiu uma capacitação inédita em Inteligência Artificial voltada à criação de jogos digitais. Realizada no Centro de Treinamento – CT do Morro do Timbau, no Complexo da Maré, a formação foi voltada à equipe técnica e instrutores do projeto.


Ao incorporar a Inteligência Artificial à sua trilha formativa, o AfroGames amplia as possibilidades de futuro para jovens negros e de áreas periféricas nas indústrias digitais. A formação técnica, aliada à valorização cultural e ao acesso às tendências mais avançadas do setor, reforça o compromisso do programa com a transformação social concreta.

Com apoio da IHS Towers, a capacitação foi ministrada por instrutores internacionais e ofereceu aulas práticas que abordaram desde a construção de narrativas e programação com uso de inteligência artificial até o desenvolvimento visual e sonoro, acessibilidade linguística e produção de conteúdo promocional. Todo o conteúdo foi aplicado com ferramentas amplamente utilizadas no mercado, como Cursos, ChatGPT, Replit, Viddo.Ai e Suno.

Segundo Luca Alves, Coordenador do AfroGames, a capacitação reforça o compromisso do projeto com inovação e protagonismo das comunidades: “Foi uma formação que conectou nossos educadores com as tecnologias mais atuais do setor. O mais potente é ver como eles reinterpretam essas ferramentas a partir de referências das próprias comunidades.”

Durante a formação, o AfroReggae recebeu representantes da IHS Towers que acompanharam de perto a vivência do projeto e sua metodologia inovadora. Estiveram presentes Rafael Podestá (Diretor Comercial da IHS Towers e da I-Systems), Gabriel Tartaglia (Diretor Associado de Marketing e Produtos) e Gabriela Sakae (Gerente de Sustentabilidade e Comunicação). Um dos momentos mais simbólicos da visita foi a participação na cerimônia de formatura dos alunos do AfroGames, que celebrou a conclusão do primeiro módulo de cursos com a certificação de 218 jovens.

Atualmente, o AfroGames mantém CTs com apoio da IHS Towers nas comunidades de Vigário Geral, Nova Holanda, Morro do Timbau (Complexo da Maré) e Salgueiro (São Gonçalo). O programa combina educação digital, formação cidadã e inserção no universo gamer como caminho para construção de novos futuros. Desde sua criação, o AfroGames já formou mais de mil adolescentes e jovens.

Por Jornal da República em 06/08/2025
Aguarde..