Arena AfroGames reforça relevância nacional ao sediar a final inédita da Romário Cup

Arena AfroGames reforça relevância nacional ao sediar a final inédita da Romário Cup

A Arena AfroGames, localizada no Morro do Cantagalo, Zona Sul do Rio de Janeiro, foi o local escolhido para receber a final da Romário Cup, competição oficial do circuito de eFootball que concede vaga direta para a etapa presencial da seletiva do FC Barcelona rumo ao mundial de 2026. Idealizada e gerida pelo Grupo Cultural AfroReggae, a Arena foi concebida para ampliar acesso, formação e oportunidades dentro do universo dos games e dos eSports.

A Romário Cup é um torneio oficial do ecossistema competitivo de eFootball, exclusivo para jogadores brasileiros, criado como um caminho direto para o cenário mundial da modalidade. A competição funciona como uma seletiva especial associada ao FC Barcelona, permitindo que atletas disputem presencialmente a etapa global do circuito internacional nas modalidades Console (PlayStation) e Mobile.

A competição é uma realização da Konami Digital Entertainment, detentora oficial da franquia eFootball e responsável pelo fortalecimento do cenário competitivo da modalidade no país. Já a operação da final no Brasil está a cargo da Player1 Gaming Group, vertical de games com investimento da Globo Ventures e resultante do spin-off da área de eSports da Globo. A empresa reúne negócios estratégicos no setor e ampliou sua atuação global ao liderar a operação completa da primeira edição da Romário Cup — incluindo planejamento, execução, conteúdo, talentos, transmissão e promoção do torneio. A parceria entre Konami e Player1 reforça a relevância competitiva da iniciativa e consolida a Romário Cup como um marco para o país.

Os campeões de cada categoria serão premiados com viagem custeada para Barcelona, participação presencial na seletiva internacional em estúdio na capital catalã e integração imediata ao fluxo oficial de classificação rumo à final mundial do eFootball — algo inédito no cenário nacional.

A final contará com participação de Negrete, Embaixador Global do eFootball; Black Will como host; Guerreiro Narrador; e Juliano TDB na narração e comentários. A transmissão oficial será realizada no canal de eFootball da Konami no YouTube, ampliando o alcance e a visibilidade do evento.

Romário, um dos maiores ídolos da história do FC Barcelona e referência mundial do futebol, atua como embaixador oficial da Romário Cup. Seu nome reforça a credibilidade da competição, a conexão histórica entre Brasil e Barcelona e a valorização do talento brasileiro no cenário global dos eSports.

A escolha pela Arena AfroGames simboliza o reconhecimento de um território historicamente dedicado à formação e ao impacto social por meio dos games. A parceria entre Player1 e AfroReggae, iniciada em 2019, ganha novo significado com a realização da final no Cantagalo — um espaço que inspira a comunidade e revela novos talentos para o cenário competitivo nacional e internacional.

“A parceria entre Player1 e AfroReggae tem mais de cinco anos, e estamos muito felizes de poder realizar um evento desta magnitude, trazendo grandes potências mundiais como a Konami e o FC Barcelona, com um torneio tão relevante para a Arena AfroGames no Cantagalo. Tivemos a participação de jogadores profissionais e influenciadores do game eFootball, mas também grandes ídolos do futebol, e do universo digital, como Negrete. Desejamos que o belíssimo trabalho do AfroGames possa ganhar ainda mais visibilidade e inspiração para a sua jornada de transformação” disse Leandro Valentim, CEO da Player 1 Gaming Group.

Após uma ampla reforma, a Arena AfroGames consolidou-se como equipamento multifuncional preparado para receber torneios, produções de conteúdo, atividades de formação, projetos de engajamento e eventos de grande porte. Com arquitetura inspirada em palcos internacionais, o espaço oferece suporte completo para público, transmissões ao vivo, staff técnico e ativações corporativas — posicionando-se como centro profissional de referência para o ecossistema gamer.

Instalada no Edifício Multiuso do Estado — equipamento público gerido pelo programa Cidade Integrada, do Governo do Estado do Rio de Janeiro — a Arena AfroGames integra um complexo requalificado dedicado à cultura, educação, esporte e inclusão para as comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

Reunindo alguns dos principais nomes do eFootball no Brasil e conectando o país ao circuito competitivo global, a final da Romário Cup fortalece o protagonismo do Rio de Janeiro no calendário nacional de eSports. Sua realização na Arena AfroGames amplia possibilidades de parcerias, ativações e projetos de relacionamento com marcas e empresas, favorecendo conexões de grande impacto entre o universo gamer, a comunidade e o território.

O torneio também reforça o destaque do Brasil no eFootball — especialmente após três títulos mundiais consecutivos no mobile — e aproxima ainda mais a comunidade gamer brasileira de um dos clubes mais emblemáticos do futebol mundial. Para os atletas, representa uma oportunidade inédita de disputar vaga presencial em Barcelona, inserindo o país na rota oficial do campeonato mundial de 2026.

Com este movimento, a Arena AfroGames reafirma-se como espaço profissional, culturalmente relevante e preparado para receber competições oficiais, lançamentos, ativações e iniciativas de inovação dentro do crescente mercado de eSports no Brasil.



Sobre a Player1 Gaming Group

Fruto do spin-off da unidade de Games e eSports da Globo, a Player1 Gaming Group, investida da Globo Ventures, é uma agência que apoia publicadoras e marcas a se conectarem com o mundo dos games, e possui um ecossistema proprietário de negócios nesta indústria, atuando na conexão entre o mundo tradicional do esporte, entretenimento e mídia, com o universo dos games, através de profunda inteligência do consumidor, network de influenciadores e parcerias estratégicas com Publishers de games e Orgs de eSports. Seu portfólio conta com: (1) eventos Prêmio eSports Brasil, MEG Latam, eSports Summit e Rio2C Game+; (2) empresa de gestão de ligas de eSports, a LnK Gaming;  (3) hub de ativação e conteúdo crossover na tríade Game-Skate-Música, Street Gamers; (4) os canais digitais Player1 (youtube, twitch, instagram, facebook, X, e tiktok); (5) a plataforma de torneios amadores Player1 eSports; (6) os torneios e campeonatos de eSports: CBCS (Circuito Brasileiro de Counter Strike), eGol (Campeonato Brasileiro de eFootball), JEE (liga escolar), TUeS (liga universitária); (7) a Player1 Music, com parcerias com Grupo Warner e Entourage;  e (8) a Player1 Studios, com produções e co-produções de programas, séries e realities como ‘No Gás do Just Dance’, ‘FC Futebol de Casa’, ‘Looking for a Caster’ e ‘Looking for a Streamer’.

Por Jornal da República em 07/12/2025
Aguarde..