Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O design do espaço em um comércio também faz parte da experiência do cliente. E o uso de uma televisão, bem posicionada, pode cumprir papéis diversos, como informar, entreter e reforçar a identidade visual do negócio. Em restaurantes, clínicas, salões de beleza e academias, ela ajuda a criar um ambiente dinâmico, que comunica sem a necessidade de utilizar palavras.
De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, em entrevista ao Estadão sobre decoração de interiores, a integração da TV à ambientação é uma tendência consolidada em espaços comerciais e residenciais, especialmente quando há atenção à harmonia visual e ao propósito do ambiente.
Onde e como posicionar a televisão
Integrar uma televisão à decoração requer planejamento. O primeiro passo é definir a função do aparelho: exibir vídeos institucionais, cardápios digitais, campanhas promocionais ou apenas servir como distração.
A partir disso, o posicionamento ideal pode variar.
Uma dica que a arquiteta Paula Ferraz traz, em entrevista ao blog Imóveis Martinelli, é que “o segredo está em fazer com que o televisor desapareça quando desligado, tornando-se um elemento neutro na composição do ambiente”.
Como harmonizar tecnologia e decoração
O desafio é equilibrar tecnologia e estética. Um painel bem planejado pode disfarçar cabos e suportes, enquanto cores e texturas próximas às do mobiliário ajudam a criar continuidade visual. Ambientes com iluminação difusa, preferencialmente indireta, evitam reflexos na tela e aumentam o conforto visual.
Outro recurso interessante é inserir a televisão em estruturas multifuncionais, como estantes, prateleiras e painéis ripados. Além de otimizar o espaço, essa solução cria uma transição suave entre o eletrônico e os demais elementos decorativos.
Até mesmo uma TV 32 polegadas pode atender muito bem a comércios menores, como cafeterias e consultórios, oferecendo boa proporção visual e praticidade para o uso diário, principalmente quando integrada a suportes articulados ou embutida em mobiliários planejados.
A importância do conteúdo exibido
De nada adianta uma instalação bem pensada se o conteúdo não estiver alinhado à proposta do espaço. Assim, exibir vídeos institucionais, imagens de produtos ou playlists musicais pode reforçar a identidade da marca e influenciar a percepção do cliente sobre o ambiente.
Estabelecimentos que utilizam vídeos curtos e informativos em suas TVs podem registrar maior permanência média de clientes em áreas de espera e consumo, já que esses modelos superam os formatos longos no tempo de visualização, conforme revelam dados da GWI, divulgados no Relatório Global de Estatísticas Digitais, de julho de 2025.
Estética e estratégia no mesmo espaço
Integrar a televisão à decoração do seu comércio não é apenas uma questão de estilo, mas também de estratégia. Quando bem posicionada e harmonizada ao ambiente, a TV se transforma em um instrumento de comunicação visual que reforça os valores, melhora a experiência do cliente e valoriza o design do espaço.
Mais do que ocupar um canto da parede, a televisão, seja ela grande ou compacta, pode se tornar parte essencial da identidade do seu negócio.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!