Deputada Laura Carneiro: 'Copa do Mundo vai ampliar número de mulheres no futebol e na política'

Filha de Nelson Carneiro aposta em Eduardo Paes para governo do Rio em 2026

Deputada Laura Carneiro destaca Copa do Mundo Feminina e apoio a Eduardo Paes em entrevista

A deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ) concedeu entrevista ao Jornal da República Última Hora durante o lançamento da candidatura do deputado estadual Pedro Duarte, onde destacou suas expectativas para a Copa do Mundo Feminina no Brasil e reafirmou apoio ao pré-candidato Eduardo Paes para o governo do Rio de Janeiro.

Expectativas para a Copa do Mundo Feminina

Durante a conversa, a parlamentar, que presidiu a Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, demonstrou otimismo quanto aos impactos do evento esportivo. "A expectativa é que a gente, a partir da Copa, consiga ampliar o número de clubes, de mulheres que praticam esporte, de mulheres que jogam futebol", declarou Laura Carneiro.

A deputada enfatizou que o evento pode servir como catalisador para maior participação feminina não apenas no esporte, mas também na política. "Mulher tem que participar do que ela quiser, mas na política é muito bom, a gente precisa muito de mulheres", afirmou.

Segundo Laura Carneiro, o governo federal investiu significativamente no ano passado em um programa para viabilizar a realização da Copa do Mundo no Brasil. "A gente vai não vai fazer feia, a gente nunca faz feio, a gente vai fazer bonito", projetou a parlamentar sobre o desempenho brasileiro no evento.

Apoio político e eleições de 2026

Questionada sobre as eleições de 2026, Laura Carneiro reafirmou seu apoio ao pré-candidato Eduardo Paes para o governo do Rio de Janeiro. "Eduardo Paes, meu pré-candidato a governador, sempre terá o meu apoio, aliás, sempre teve", declarou.

A deputada destacou a longa parceria política com Eduardo Paes, lembrando que estão "juntos no mesmo grupo político há muito tempo, desde o prefeito Eduardo Paes lá atrás", referindo-se ao início da carreira política do atual prefeito do Rio em 1989, quando ela estava em seu segundo mandato como vereadora.

Posicionamento sobre questões constitucionais

Durante a entrevista, Laura Carneiro também comentou sobre decisões recentes envolvendo aumentos salariais para servidores públicos. A parlamentar defendeu a importância de respeitar os limites constitucionais em qualquer medida dessa natureza.

"Aumentar o servidor é sempre muito importante, mas você tem que ver até onde você consegue aumentar sem descumprir a legislação, a Constituição Federal", ponderou, enfatizando a necessidade de cumprir "o texto que nos rege da Constituição da República".

Trajetória política consolidada

Laura Carneiro, filha do ex-senador Nelson Carneiro - autor da Lei do Divórcio e figura histórica da política brasileira -, construiu uma sólida carreira parlamentar. Formada em Direito pela UERJ em 1985, iniciou sua trajetória política como assessora de Ulysses Guimarães durante a Assembleia Constituinte de 1988.

Eleita vereadora pela primeira vez em 1989, aos 25 anos, a parlamentar acumula múltiplos mandatos tanto na Câmara Municipal do Rio quanto na Câmara dos Deputados. Atualmente em seu sexto mandato federal (2023-2027), Laura Carneiro é reconhecida por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres, tendo sido coautora do Estatuto do Idoso e defensora da Lei Maria da Penha.

Repórter Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Editor do Ultima Hora Online e Jornal da República, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex- Secretário Municipal de Receita de Itaperuna-RJ, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

Por Robson Talber @robsontalber 

Notícias exclusivas e ilimitadas.

O JR Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar

#LauraCarneiro #CopaDoMundoFeminina #EduardoPaes #PoliticaFluminense #DireitosDasMulheres #EsporteFeminino #Rio2026 #CamaraDosDEputados #PSD #FutebolFeminino

Por Jornal da República em 07/02/2026
Aguarde..