Desafio de criação de games inspira estudante de 15 anos a escrever seu primeiro livro

Foto: Arthur Monteiro Alves, 15 anos, autor de “Nada se esperava” e vencedor do Desafio FazGame Carioca 2024.

Desafio de criação de games inspira estudante de 15 anos a escrever seu primeiro livro

O Desafio FazGame Carioca, na sua 2ª edição, celebrará estudantes e docentes que se destacaram em 2025, junto com o lançamento do livro ‘Nada se esperava’ do estudante Arthur Monteiro Alves

No dia 11/12, às 11h, a Livraria da Travessa da Barra da Tijuca: Av. das Américas, 4666 - Loja 220 - vai receber professores e estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro que se destacaram no Desafio FazGame Carioca, junto com um convidado mais do que especial: Arthur Monteiro Alves, o estudante de 15 anos do GET Professor Albert Einstein e vencedor do Desafio FazGame em 2024, que irá lançar seu primeiro livro, o suspense ‘Nada se esperava’.

Arthur foi inspirado ao criar a narrativa do jogo ‘Os dias depois do amanhã’ na plataforma FazGame e sua jornada criativa foi impulsionada depois de ser premiado com um notebook.

O projeto de edição do seu primeiro livro de 215 páginas, uma narrativa bastante elaborada voltada para o público juvenil, foi abraçado pela FazGame, que fez a curadoria editorial, e pela SBM OffShore, que patrocinou o processo.

O evento vai contar com a premiação de professores e estudantes da edição de 2025 do Desafio FazGame Carioca, com a mesa redonda “Narrativas que conectam histórias de vida” e com a sessão de autógrafos do livro ‘Nada se esperava’.

 

A FazGame, plataforma de games que incentiva a leitura, a escrita e o letramento digital, é quem promove o Desafio FazGame, competição de criação de games narrativos que desafia estudantes a pensarem em soluções para questões relevantes, como Transição Energética e Direitos Humanos, mentorados por professores da cidade comprometidos com práticas inovadoras.

 

O Desafio FazGame Carioca é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, SBM Offshore, SOTREQ e Radix por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. O evento de premiação do Desafio FazGame Carioca e a 1a edição do livro ‘Nada se esperava’ são patrocinados pela SBM OffShore.

Sobre a FazGame

A FazGame cria conexões entre educação e tecnologia por meio do Desafio FazGame, um concurso entre estudantes de escolas públicas que traz debates sobre temas importantes do mundo atual.

A Metodologia FazGame segue um caminho da leitura à escrita, que culmina na criação de um game narrativo. Com suporte de uma IA interativa própria, gera relatórios de desempenho, impulsionando a aprendizagem.

Em 9 anos de existência, a FazGame já impactou 330 escolas e 32.000 estudantes, que publicaram 3.400 games.

Saiba mais em https://linktr.ee/fazgame

Sobre a SBM OffShore

A SBM Offshore é especialista mundial em infraestruturas oceânicas em águas profundas. O seu trabalho já está resultando numa produção de energia mais limpa e eficiente.

True. Blue. Transition. é a sua promessa de tornar isso possível no futuro, ao mesmo tempo que utiliza a sua experiência para apoiar mercados novos e existentes na economia azul. Mais de 7800 colaboradores da SBM colaboram em todo o mundo para oferecer soluções inovadoras como parceiros responsáveis por um futuro sustentável, equilibrando a proteção dos oceanos com o progresso.

Saiba mais em https://www.sbmoffshore.com/

Contato:

Carla Zeltzer

carla.zeltzer@fazgame.com.br

+5521 99814-4411 (telefone/whatsapp)

Por Jornal da República em 05/11/2025
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