Instituto que atende estudantes de baixa renda recebe Medalha Pedro Ernesto

Instituto que atende estudantes de baixa renda recebe Medalha Pedro Ernesto

O Instituto Apontar recebeu, na última sexta-feira (09/05), o conjunto de Medalhas Pedro Ernesto (Câmara Municipal do Rio), em razão do seu trabalho atendendo crianças e adolescentes com altas habilidades oriundas de famílias de baixa renda do município do Rio de Janeiro.  

A homenagem, de iniciativa do vereador carioca Pedro Duarte (Novo), contou com a presença de quase 200 pessoas no plenário e nas galerias do Legislativo municipal, entre autoridades públicas, pessoas ligadas ao instituto e outros representantes da sociedade civil. 

Criado em 2018 após a junção da antiga Associação de Assistência aos Adolescentes (AAA) com o Instituto Lecca, a organização social sem fins lucrativos foi representada, durante a cerimônia, por sua diretora voluntária, Ana Cecília Melo. 

“É muito gratificante quando a gente vê o Poder Público dando luz a organizações sociais que trabalham com essa temática porque isso dá ânimo não só para gente, mas também para outras entidades que seguem o mesmo caminho”, disse Ana Cecília, lembrando que 99% das pessoas com altas habilidades no Brasil ainda não estão identificadas. 

O evento teve ainda a presença do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha; do ator Helio de la Peña, ator, embaixador e conselheiro do instituto; de Ana Julia de Oliveira, coordenadora do Instituto Stone, investidor do Instituto Apontar; de funcionários, alunos e familiares dos atendidos do instituto. 

“A homenagem é mais do que justa tendo em vista a contribuição que essa organização social dá promovendo a educação inclusiva; abrindo para talentos muitas portas e oportunidades que, se não fosse o instituto, poderiam jamais ser abertas” disse o vereador Pedro Duarte.  
 
Ana Julia de Oliveira ressaltou a parceria que o Instituto Stone mantém desde o começo apoiando e investindo no projeto do Instituto Apontar, que se pauta “pela missão social aliada à excelência de gestão”. 

Já o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, valorizou ideias como a do Instituto Apontar para fazer a educação avançar: “Não é porque a escola é pública que não pode ter o apoio da sociedade e do terceiro setor”.

Por Jornal da República em 12/05/2025
Publicidade
Aguarde..