Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Por: Leo Pinheiro
Lula e Bolsonaro em empate técnico a preferência dos eleitores
Arte: Lagoa Comunicação
Mesmo inelegível e em prisão domiciliar, ex-presidente aparece próximo de Lula nas intenções de voto, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira
O fantasma político que Lula tentou enterrar continua rondando o Planalto. Enquanto o presidente, em visita à Malásia, decretava que Jair Bolsonaro “faz parte do passado”, uma nova pesquisa do instituto Paraná Pesquisas revelou que o ex-mandatário ainda respira politicamente — e com força! Mesmo inelegível, condenado a 27 anos de prisão, e cumprindo pena em regime domiciliar, Bolsonaro mantém apoio expressivo do eleitorado, e segue como figura central na sucessão presidencial de 2026.
De acordo com o levantamento, no cenário de primeiro turno em que o nome de Bolsonaro é testado, o ex-presidente soma 31,0% das intenções de voto, contra 37,0% de Lula. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Num confronto direto, o equilíbrio permanece: Lula teria 44,9%, e Bolsonaro, 41,6%, configurando novo empate técnico.
Disputa aberta
A melhora recente na avaliação do governo Lula também se reflete na pesquisa, segundo a VEJA. O petista agora aparece numericamente à frente de Bolsonaro, do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro; cenário que contrasta com o levantamento de agosto, quando estava atrás dos dois primeiros e empatado com Tarcísio.
Apesar do avanço, o estudo mostra que a disputa de 2026 permanece aberta. O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 2.020 eleitores em 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. O “rei posto”, ao que tudo indica, ainda convive com a sombra de um “rei que insiste em não sair de cena”.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!