MPF vai investigar emendas parlamentares

MPF vai investigar emendas parlamentares

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou três inquéritos para investigar o destino final de emendas parlamentares enviadas a três municípios baianos por meio do chamado orçamento secreto — mecanismo que tem sido alvo de questionamentos sobre falta de transparência e possível uso político dos recursos públicos.

Em uma das apurações, o MPF identificou como autor da emenda investigada o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). Nos outros dois casos, o órgão optou por não divulgar, até o momento, os nomes dos parlamentares responsáveis pelas indicações dos recursos que motivaram as investigações.

As apurações foram impulsionadas após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que suspendeu o pagamento das emendas do orçamento secreto e determinou a criação de mecanismos que garantam transparência e rastreabilidade no uso dos recursos públicos oriundos do Congresso.

Atualmente, tramitam no STF quase uma centena de investigações envolvendo parlamentares suspeitos de destinar verbas públicas a prefeituras comandadas por aliados políticos. O MPF apura possíveis casos de corrupção e desvio de recursos nesses repasses.

As investigações buscam esclarecer se houve irregularidades na execução das emendas e qual o destino exato dos valores repassados às administrações municipais.

 

Fonte: Veja

Por Jornal da República em 29/06/2025
Aguarde..