Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Oaiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, afirmou nesta segunda-feira (23), sem citar diretamente o ataque do Irã às bases militares dos Estados Unidos, que "Não fizemos mal a ninguém. E não aceitaremos nenhum tipo de assédio de ninguém, sob nenhuma circunstância". Foi o primeiro pronunciamento do líder supremo do Irã desde o ataque realizado pelo país contra as bases militares norte-americanas.
O ataque
Nesta segunda-feira (23), o Irã lançou pelo menos seis mísseis contra a base militar de Al Udeid, no Catar, que abriga mais de 10 mil soldados americanos e é a maior instalação dos EUA no Oriente Médio.
O Irã afirmou que a ofensiva foi uma resposta aos bombardeios americanos realizados no fim de semana contra instalações nucleares iranianas. De acordo com fontes do governo iraniano, o número de mísseis disparados foi equivalente ao número de bombas lançadas pelos EUA contra o território do país.
As Forças Armadas do Irã classificaram o ataque como bem-sucedido, afirmando que os projéteis tiveram “alto poder destrutivo”. No entanto, o governo do Catar informou que todos os mísseis foram interceptados antes de atingirem a base, e não há registros de mortos ou feridos.
"Não fizemos mal a ninguém. E não aceitaremos nenhum tipo de assédio de ninguém, sob nenhuma circunstância. E não nos submeteremos ao assédio de ninguém; Essa é a lógica da nação iraniana." Afirmou o líder supremo do Irã na rede social X.
?? ????? ?? ??? ??????
? ?? ??? ??? ????? ???? ?? ?? ???? ???????
? ????? ????? ??? ?? ????????
??? ???? ???? ????? ???.#?????_??? #????_???? pic.twitter.com/gMKCAyf2mc
— KHAMENEI.IR | ????? ???????? (@Khamenei_fa) June 23, 2025
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!