Rei e Rainha do Mar reúne 2.700 participantes nas águas e areias do Leblon neste domingo (28)

Rei e Rainha do Mar reúne 2.700 participantes nas águas e areias do Leblon neste domingo (28)

 

 

 

Quem passou pelas praias da Zona Sul carioca neste domingo (28), presenciou uma manhã com a cara do carioca: praia, esportes ao ar livre, um programa para toda a família. Esse cenário foi a celebração de cerca de 2.700 participantes do Rei e Rainha do Mar Leblon, apresentado pela Shell. O evento teve 12 provas, sendo o único evento do segmento a oferecer nove provas em formato de travessia - as duas provas de natação para crianças foram suspensas por segurança. O Super Challenge 10k foi uma prova inédita, com largada na Praia Vermelha, na Urca, e a chegada no final da praia do Leblon.  

 

“Cada vez mais buscamos conectar o participante do evento com ícones da cidade para que ele possa desfrutar além da prova. Entendemos que isso é bom tanto para o morador que nesse fim de semana saiu um pouco da rotina quanto para os 20% de pessoas vindas de fora do estado. Isso sem contar nos estrangeiros que participaram da prova, em maioria sul-americanos, totalizando 10% dos inscritos”, conta Claudia Porto, Diretora do Rei e Rainha do Mar. 

 

A energia da arena do maior festival de esportes de praia do mundo reuniu desde crianças a partir de 3 anos de idade até idosos com mais de 80 anos. "Acreditamos que o esporte é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento social tanto na formação individual como de forma coletiva. Nossa agenda de patrocínios esportivos reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a educação, a diversidade, a equidade e a inclusão. Por isso temos orgulho dessa nova parceria com a Rede Núcleos Esportivos Socioeducativos pois, é uma iniciativa que utiliza o esporte como instrumento de educação integral e transformação social em construção coletiva com esses jovens", comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil. 

 

Inclusive para receber com mais conforto as famílias com crianças, especialmente as menores, o Quiosque Geneal Baixo Bebê abriu mais cedo do que de costume, reforçando a infraestrutura e as opções de alimentação para os pequenos antes das provas. Aproveitando o clima de festival, por lá também as crianças puderam participar das diferentes atividades tais como, oficina de musicalização dos Fabulosos, oficinas de pipas, distribuição de brindes e do clássico mate da praia. 

 

O público também aproveitou a programação cultural e recreativa do Sesc na Arena no Posto 12. O espetáculo “Auê da Graça” com quatro palhaços em cena, levando a magia da palhaçaria, bolhas de sabão gigantes, bambolês e malabares para interagir com os atletas. O cortejo brincante, que percorreu o espaço do Festival, transformou a experiência em um encontro lúdico e participativo. Estiveram presentes também incentivando os alunos de escolinhas do SESC, os atletas e embaixadores: Maria Paula Heitmann e Guilherme Costa (Cachorrão). 

 

Com cerca de 30% dos participantes oriundos de assessoras esportivas, o Rei e Rainha do Mar acredita na força do coletivo, assim como o Sesc Rio, um dos patrocinadores do festival, que atua fortemente no ensino da natação, tendo 675 alunos matriculados em 11 unidades do estado.  

 

A movimentação da Zona Sul da cidade começou dois dias antes com a entrega dos kits no Village do evento, localizado no Hotel Rio Othon Palace, na Praia de Copacabana. Nesse momento, foram arrecadadas 578 unidades (latas ou pacotes) latas de leite em pó que serão doados para o Pró Criança Cardíaca. A ação da Troca Solidária consistiu na doação de latas ou pacotes de leite em pó em troca de toucas, viseiras ou camisas de edições anteriores do Rei e Rainha do Mar. 

 

Dentre as ações ESG do festival, os participantes também puderam descartar corretamente itens eletrônicos sem uso para o Projeto Ilha do Rio durante a retirada dos kits, e uma semana antes da etapa, o Rei e Rainha do Mar participou do mutirão de limpeza na praia do Arpoador, em Ipanema, durante o Dia Mundial da Limpeza, junto com Bota pra Girar e Pedra do Arpoador Conservação. Ainda dentro dos compromissos ESG o todas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE’s) da etapa do Leblon em parceria com o INSTITUTO PRIMA (www.prima.org.br) serão neutralizadas. 

 

A cada chegada, uma emoção e uma história que inspira 

 

Depois de uma semana de céu fechado, o sol voltou a brilhar neste domingo (28) para receber toda a realeza do Rei e Rainha do Mar que há oito anos não caíam nas águas do Leblon. O Super Challenge, cujo trajeto foi inédito, teve como campeã feminina uma velha conhecida do festival. Luiza Pais da Costa, 39 anos, é triatleta e hexacampeã do Beach Biatlhon. “Não treino esse volume, mas já fui atleta profissional. Encerrei minha carreira cedo, casei, tive três filhos e no meio da pandemia voltei para despressurizar a mente. Essa maratona aquática estava muito organizada, e para mim foi uma brincadeira, para relembrar e testar um desafio diferente", conta. Na prova masculino, o campeão foi Luiz Felipe Freire Lebeis Pires. 

 

Na única prova do festival que envolveu duas modalidades, o Beach Biathlon (1k de natação e 2k de corrida), teve como ganhador João Pedro Afonso Ferreira, 27 anos, que logo após essa prova ainda encarrou o Classic (2k), chegando em 5º lugar geral. “Foi uma prova dura, a galera já conhecia o mar, todo mundo conhece bem como entrar, como sair, então assim, mesmo com o mar com umas ondulaçõe, foi tranquilo. Isso porque também a segurança estava impecável”, avalia João, que treina pela Guido Sports e já tem na bagagem algumas etapas do Rei e Rainha do Mar. No feminino, a vencedora geral da prova foi Milena Sancho Piedade Ferrari, 13 anos, da TFF Natação. 

 

Flamengo de ponta a ponta do pódio do Challenge (3k) 

 

Stephan Alexander de Freitas Steverink, cruzou a linha de chegada sorridente e alegre. Sem pressão, o nadador do Flamengo especializado em piscina, que encarrou o Rei e Rainha do Mar pela primeira vez como desafio, mas sem pressão por resultados. “Deu pra curtir o visual, não foi tão cansativa como eu imaginei que pudesse ser, deu até pra relaxar no final. Ainda peguei um pouco de jacaré na saída”, brinca. O pódio feminino dos 3k também saiu para a equipe rubro-negra: Maria Luiza Sadok de Sa Takahashi de Navarro, de 15 anos. 

 

Na mesma prova, a nutricionista e antiga participante do Rei e Rainha do Mar, Cynthia Howlet estava empolgada pela etapa realizada depois de oito anos. “Eu acho que esse trecho aqui [Leblon] é o mais lindo de todos. Acho que é o mais legal. Isso tudo aqui na nossa casa, mas é sempre um desafio. Mas também de alguma maneira esse desafio também é um estímulo. Gosto de sempre ter algo diferente, estou chegando em 50, é importante participar e não deixar de se desafiar, acredita. 

 

Entre as 14 provas oferecidas, as duas provas de natação para crianças precisaram ser canceladas por motivos de segurança. Os participantes puderam competir nas provas de corrida. Além do Super Challenge (10k), Challenge (3k) e Beach Biathlon (1k de natação e 2k de corrida), a etapa do Leblon ofereceu o Classic (2k), Sprint (1k), Open (50m), Beach Run (2k e 4k) e diversas provas kids – de acordo com a faixa etária. Pessoas com deficiência contaram com acompanhamento nas provas, conforme as normativas da modalidade e pódios exclusivos para a categoria. 

O Rei e Rainha do Mar, com patrocínio master pela Shell, e patrocínio da Speedo e do Sesc RJ, conta com o Rio Othon Palace como hotel oficial, e parcerias de mídia com B.drops, Bibi Sucos, Roxy Dinner Show e Visit Rio.

Sobre a Effect Sport 

A Effect Sport é a agência de marketing esportivo brasileira com o maior portfólio de clientes internacionais. Com 17 anos de história e atuação full service focada em quatro grandes áreas - live marketing, conteúdo/mídia, branding e sports business -, a empresa é referência no segmento tendo assinado inúmeros cases de sucesso. Seu slogan, “nosso esporte é surpreender”, é na verdade o compromisso que a agência assume em sempre exceder a expectativa de seus clientes e parceiros de negócio em todo e qualquer projeto. 

 

A agência foi responsável por projetos taylormade com marcas como Nike, Red Bull, Gatorade, Stanley, Miami Dolphins, Patriots, entre outras, além de parcerias com instituições como FIFA, Team USA (Comitê Olímpico dos Estados Unidos), NBA, WSL, Conmebol, Fiba e SLS. Desde 2015, a Effect Sport é a agência oficial da NFL no Brasil, e lidera o processo de expansão da franquia no país.  

  

Pioneira em criar, comercializar, comunicar e organizar eventos proprietários, a empresa é detentora das PI's do Rei e Rainha do Mar, Rainha do Mar, Meia Maratona do Cristo, Circuito Corridas Maravilhosas, Grangiro e Raia Rápida. 

  

A Sustentabilidade faz parte da cultura Effect Sport. Nos orgulhamos do pioneirismo em implementar ações ESG em eventos esportivos no Brasil. Desde 2009, promovemos diversas iniciativas como: doação de 10% das receitas de bilheteria para projetos sociais, inscrições solidárias, upcycling, equidade de gênero, carbono neutro, doação de alimentos, limpeza das praias e oceanos, entre outros. 

  

 

Sobre a Shell  

Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell.  

  

A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Por Jornal da República em 29/09/2025
Aguarde..