Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil surpreendeu positivamente no primeiro trimestre de 2025, ao registrar um crescimento de 1,4% em relação ao trimestre anterior. O desempenho colocou o país na vice-liderança do ranking mundial de crescimento econômico, atrás apenas da Irlanda, que teve uma expansão de 3,2%. O resultado brasileiro superou até mesmo o da China, tradicionalmente considerada a principal locomotiva da economia global, que cresceu 1,2% no período.
A marca reforça a trajetória de recuperação econômica do Brasil, que também ficou à frente de outras economias relevantes, como Israel, Chile, Polônia e Reino Unido — todos com expansão de 0,7% ou 0,8%. Em contrapartida, nações como Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul apresentaram retração em seus PIBs no mesmo intervalo, segundo dados divulgados pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Em publicação nas redes sociais, a pasta comemorou o resultado com a mensagem: “É o Brasil crescendo com emprego, desenvolvimento e justiça social”.
As expectativas para o restante do ano também são otimistas. De acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, analistas do mercado financeiro elevaram a projeção de crescimento do PIB brasileiro em 2025 de 2,20% para 2,21%. Já a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda revisou sua estimativa para cima, de 2,3% para 2,4%.
O desempenho do país no início do ano e a tendência de alta nas projeções consolidam uma perspectiva de crescimento consistente, impulsionada por políticas públicas focadas na retomada da atividade econômica, inclusão produtiva e fortalecimento das pequenas e médias empresas.
Fonte: Brasil247
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!