Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Uma pesquisa recente do instituto Datafolha apontou que a maior parte da população brasileira rejeita a ideia de conceder anistia aos participantes dos ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023. De acordo com o levantamento, 77% dos entrevistados são contra qualquer tipo de perdão legal aos envolvidos.
O levantamento mostra ainda que apenas 18% da população é favorável à anistia, enquanto 5% preferiram não opinar. A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de julho com 2.004 pessoas em 113 municípios, e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os que apoiam o governo do presidente Lula, o índice de rejeição à anistia chega a 92%. Já entre os que se dizem bolsonaristas, o número cai para 46%, ainda assim representando quase metade desse grupo. Para os que se consideram neutros ou independentes, 76% também se opõem ao perdão.
A pesquisa surge em um momento de debate político intenso sobre possíveis iniciativas no Congresso que visam anistiar réus ou investigados pelos atos antidemocráticos. A opinião pública, no entanto, demonstra ampla reprovação à ideia, sinalizando que a sociedade brasileira exige responsabilização pelos atos que atentaram contra a democracia.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!