Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Cláudio Castro destaca investimentos em turismo e anuncia parceria com clubes cariocas para o Mundial
Em discurso durante a abertura da ExpoRio Turismo 2025, governador relembra estratégias pós-pandemia e celebra novo projeto de divulgação internacional do estado.
Visão estratégica para o turismo fluminense
"Está ficando marca registrada o governo que mais investe em turismo do Rio." Com essas palavras, o governador Cláudio Castro abriu seu discurso na ExpoRio Turismo 2025, destacando a visão estratégica que teve ao convidar Gustavo Tutuca para a Secretaria de Turismo em 2021, ainda durante a pandemia.
Castro relembrou o início das ações para reativar o setor: "A gente começou com a reabertura das Fightecs, a gente fez uma campanha 'vou ali e já volto', que era um turismo de até 500 km, e isso fez com que os serviços, os hotéis, os restaurantes, os bares fossem voltando. E quando a gente voltou a estar aquecido aqui, o mundo inteiro voltou a olhar pro Rio de Janeiro."
O governador enfatizou a importância do turismo como gerador de emprego, atividade econômica e justiça social, além de ser um veículo para divulgar as potencialidades do estado.
Diversidade de atrativos do Rio de Janeiro
Um dos pontos destacados por Castro foi a integração do interior fluminense na estratégia turística do estado. "O importante dessa feira é que integra também o interior. Está todo o pessoal do artesanato aqui, pessoal das belezas divulgando ali na frente", comentou.
O governador fez questão de ressaltar a diversidade de atrativos do Rio de Janeiro: "Nós somos um estado que temos campo, temos serra, temos praia, temos tudo. Qualquer um que quiser passear, quiser conhecer coisa boa, bonita, comida boa, nós temos vinho, nós temos cachaça, nós temos cerveja, nós temos café. Enfim, o Rio é essa miscelânea bem interessante."
R$ 3 milhões para promover o Rio através dos clubes no Mundial
O ponto alto do evento foi o anúncio da parceria com os três clubes cariocas que disputarão o Mundial de Clubes da FIFA 2025 nos Estados Unidos. "Foi assinado aqui hoje um termo junto com Flamengo, Botafogo e Fluminense, os três últimos campeões da Libertadores, para o governo do estado apoiar a Copa do Mundo dos Clubes", revelou Castro.
O governador explicou que a iniciativa visa promover o Rio de Janeiro internacionalmente: "Na verdade, é um apoio do estado para que a gente possa divulgar o Rio de Janeiro nessas sedes. Então, em cada sede que os clubes estarão, a gente vai ter uma casa do clube, que vai ser uma Casa Rio de Janeiro junto."
Cada clube receberá R$ 1 milhão para implementar ações de promoção turística em suas respectivas bases durante o Mundial. A Botafogo House ficará em Venice Beach, Los Angeles; a Casa do Flamengo será instalada no Icon Park, em Orlando; e o Fluminense terá espaços no Bar Legends, em Nova York, além de uma festa em um barco no Rio Hudson e posteriormente no bar Magic 13, em Miami.
"É uma oportunidade de, onde esses clubes vão estar baseados, a gente também estar divulgando o Rio de Janeiro, também ser um ponto para aqueles fluminenses e cariocas que moram aqui e que vão estar lá", concluiu o governador, classificando a iniciativa como "mais uma ação bem bacana da Secretaria de Cultura e Turismo."
#ClaudioCastro #TurismoRJ #ExpoRioTurismo #MundialDeClubes #FlaFluBota #PromocaoTuristica #RetomadaEconomica #DestinoRio #DiversidadeTuristica #InvestimentoEmTurismo
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!