Risco Brasil recua para 152 pontos e atinge menor nível do ano

Risco Brasil recua para 152 pontos e atinge menor nível do ano

O risco Brasil caiu para 152 pontos nesta sexta-feira (27), de acordo com informações divulgadas pelo portal Poder360. O índice, utilizado por investidores para avaliar a capacidade do país de honrar suas dívidas, apresenta uma melhora significativa desde o início de 2025, quando estava em 214 pontos — uma redução de 62 pontos no período.

O indicador é medido a partir do Credit Default Swap (CDS), instrumento financeiro que funciona como uma espécie de seguro contra calotes. Ele compara os juros pagos por títulos da dívida brasileira com os rendimentos de papéis considerados extremamente seguros, como os títulos do Tesouro dos Estados Unidos. Cada ponto-base do CDS equivale a 0,01%, o que significa que o atual patamar representa um custo adicional de 1,52% ao ano para investidores que desejam se proteger contra uma eventual inadimplência do Brasil.

A queda do risco Brasil sinaliza uma melhora na percepção do mercado internacional em relação à saúde fiscal e à estabilidade econômica do país. Embora o relatório não detalhe os motivos exatos para a melhora, o movimento indica uma tendência de maior confiança por parte dos investidores estrangeiros.

Especialistas costumam associar a redução do CDS a fatores como controle da dívida pública, avanço de reformas estruturais, aumento das reservas internacionais e crescimento econômico sustentável. Com a nova queda registrada, o Brasil passa a ter um custo de financiamento externo mais baixo, o que também pode favorecer investimentos e baratear o crédito no mercado.

Fonte: Brasil247

Por Jornal da República em 28/06/2025
Aguarde..