Suicídio ou Bala no atentado ao STF? Perícia forense analisará caso em conferência internacional

Suicídio ou Bala no atentado ao STF? Perícia forense analisará caso em conferência internacional

Especialistas debaterão detalhes técnicos do ataque que mobilizou forças de segurança em Brasília em novembro de 2024

Investigação científica do caso

O atentado à bomba contra o Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrido em novembro de 2024, será um dos principais temas da InterForensics, importante conferência internacional de ciências forenses que acontecerá entre 25 e 28 de agosto em Curitiba. O evento reunirá peritos criminais do Brasil e do exterior para analisar tecnicamente o caso que chocou o país e mobilizou um intenso aparato de segurança em Brasília.

O episódio, que resultou na morte do autor do atentado, Francisco Wanderley Luiz, será dissecado sob uma perspectiva técnico-científica em dois painéis especiais da programação. Os especialistas buscarão esclarecer detalhes sobre o ocorrido, incluindo a dinâmica da explosão e as circunstâncias da morte do homem-bomba.

Detalhes do atentado e perícia

Em 13 de novembro de 2024, Francisco Wanderley Luiz lançou artefatos explosivos em direção à sede do STF, na Praça dos Três Poderes. Em seguida, deitou-se sobre um dos dispositivos, o que resultou em sua morte imediata. O caso gerou comoção nacional e levantou questões sobre segurança institucional e extremismo político no país.

Na conferência dedicada à investigação de cenas de crime, peritos criminais federais que atuaram diretamente no caso apresentarão detalhes sobre o trabalho do grupo antibombas da Polícia Federal. Serão discutidos os procedimentos adotados para neutralização e identificação dos explosivos encontrados tanto na residência do suspeito quanto nas imediações da Praça dos Três Poderes.

Análise médico-legal e psicológica

Um segundo painel, focado em "Medicina Legal, Psicologia e Psiquiatria Forense", abordará a perícia realizada no corpo do autor do atentado. Os especialistas discutirão os desafios técnicos enfrentados durante os exames e análises, além de debater o papel da cobertura midiática sobre o caso e seus possíveis impactos.

A conferência também proporcionará um espaço para discussão sobre os desdobramentos do atentado, os obstáculos enfrentados nas investigações e os aprendizados institucionais no enfrentamento ao extremismo político e à violência contra instituições democráticas.

Evento de relevância internacional

A InterForensics deve reunir mais de 200 palestrantes e aproximadamente 1.500 participantes. O evento é organizado pela Fundação Justiça pela Ciência, pela Escola Nacional de Perícia, pela Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) e pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), contando com o apoio da Polícia Federal.

A conferência representa uma oportunidade para que a comunidade forense internacional compartilhe conhecimentos e técnicas avançadas, utilizando o caso do atentado ao STF como um importante estudo de caso para o aprimoramento dos protocolos de segurança e investigação em situações semelhantes.

#AtentadoSTF #CiênciasForenses #InterForensics #PericiaFederal #SegurançaInstitucional #InvestigaçãoCriminal #BrasíliaSegurança #ExtremisPolitico #PF #MedicinaLegal

Por Jornal da República em 07/06/2025
Publicidade
Aguarde..